Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Reflexão sobre o que é ser feliz marca V Seminário de Terapias Integradas

A 5º edição do Seminário de Terapias Integradas promovido pelo plano IBCM contagiou a todos. Atividade reuniu 3 palestrantes e 1 painel só com psicólogas. Atrações culturais surpreenderam. Beneficiários e funcionários, profissionais e estudantes das áreas terapêuticas e serviço social participaram do encontro.

 

Não pode comparecer? A gente te conta o que rolou.

 

Como ser feliz em tempos sombrios? Este foi o tema trazido pela Psicóloga Anissis Moura Ramos. A convidada abriu o evento provocando a reflexão sobre essa busca. A palestra motivou a todos. Com lições práticas de como lidar com as frustrações e obstáculos do cotidiano moderno e caótico que vivemos, Anissis resumiu sua resposta: “Ser feliz depende de você” disse.

 

Uma atração cultural dançante contagia a todos. A Beneficiária do plano IBCM Luciana Coronel e seu marido Giovanni Vergo deram um show. Paciente do Centro de Terapias Integradas, a professora de dança trouxe um relato de superação tendo a arte como pano de fundo como apoio terapêutico. Casal dançou para falar de superação.

 

A manhã foi encerrada com emoção e lágrimas. Beto Bigatti, o “Pai Mala”, um dos palestrantes, falou sobre os desafios de ser um pai participativo, relatou sobre os medos que teve por ser um pai especial e a felicidade com a aceitação de seus filhos. O publicitário promoveu que um pai também pode ser sensível. – “É uma questão de responsabilidade e amor”, afirmou Bigatti, sobre a paternidade.

 

O bloco da tarde iniciou cheio de afeto com a palestra conduzida pela Fonoaudióloga, Marlene Canarim Danesi. A Vice presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia – Crefono 7 falou sobre o poder da ternura no processo terapêutico. Além disso, provocou a reflexão sobre as relações sociais. A fono também levantou a questão que deixou no ar: “- Como colocar ternura nas relações diárias.

 

A jovem cantora Isabela de Lellis foi mais uma atração cultural surpresa. Surpreendentemente deixou a timidez de lado e soltou a voz. O talento da menina, seu timbre de voz e delicadeza de interpretação impressionou. Também paciente do Plano IBCM, a Beneficiária superou seus medos e fez todos felizes.

 

No encerramento, Psicólogas do Plano IBCM reuniram-se no painel com o tema: O que é felicidade? As terapeutas discorreram sobre o assunto. Cada uma trouxe um olhar particular a respeito. Ser feliz pela ótica das diferentes gerações, avós, pais, filhos…; Felicidade é um estado de…; Gratidão e felicidade andam juntos; Perceber os pequenos momentos de felicidade estão entre as ideias debatidas.

 

Com uma plateia atenta e interativa o V Seminário foi emocionante e agradou a todos. O Diretor Presidente Daniel Lopes dos Santos e o vice Alceu Bosi, marcaram presença durante o Seminário e ficaram encantados. “- Reunir Beneficiários, Profissionais e estudantes é muito gratificante”, disse Daniel, já Alceu Bosi, afirma ter aprendido coisas novas e o quando a felicidade está onde menos esperamos.

C

ada participante receberá o certificado de participação por e-mail. Todos receberam mudinhas de suculentas com o estímulo “plante felicidade” como uma simbologia de que a felicidade pode brotar de um simples gesto, de um olhar diferente para uma situação que parece negativa. Já estamos com saudades. Agora, é aguardar a edição do ano que vem.

Design by Pimenta do Reino • Developed by ThreeContent