Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Fatores genéticos e fisiológicos foram assuntos de encontro sobre Autismo

O Biólogo Lucas Sena foi o convidado do programa Vivenciando o Autismo. O Mestre e Doutorando em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS trouxe as principais características biológicas. O pesquisador também falou dos avanços científicos no campo genético. Além disso, trouxe diversos aspectos que em alguma medida pode relacionar-se com o autismo. Evento gratuito reuniu Beneficiários, profissionais e estudantes.

 

Lucas trouxe um panorama histórico sobre o começo das pesquisas sobre Transtorno do Espectro Autista. O público também viu que, conforme apontado pelo Biólogo, perda de pedaços de DNA e Cromossomos estavam associadas ao desenvolvimento cerebral e axiomas. Estudo de Gwas aponta variáveis associadas ao autismo e ao aumento da inteligência, “ o que explica os autistas gênios”, apontou Sena.

 

Pela perspectiva neuronal Lucas trouxe que o cérebro dos Autistas se forma de maneira acelerada nos primeiros meses de vida, mas depois há um decréscimo. De acordo com ele, a conectividade entre voz, identificação de som e comunicação verbal apresenta modificação. Para o Biólogo a estrutura associada a comunicação social também sofre um decréscimo.

 

Segundo o pesquisador, o indivíduo apresenta predisposição genética para autismo. Lucas Sena explica que o cérebro infantil apresenta uma melhor plasticidade cognitiva. Dessa forma, “quanto mais precoce iniciam-se os estímulos menos intensos e severos serão os sintomas. Logo, quanto mais cedo o diagnóstico for dado, melhor será o desenvolvimento do paciente.

 

VIVENCIANDO O AUTISMO

 

O Programa visa proporcionar um ambiente para que pais e familiares de pacientes com o Transtorno do Espectro Autista, beneficiários do Plano de Saúde IBCM, profissionais e estudantes, possam compartilhar experiências, aprender com diversos profissionais e assim ajudar no desenvolvimento dessas crianças. Encontros gratuitos, uma vez por mês. Sem necessidade de inscrição.

 

Coordenação Geral: Eduardo Nascimento de Oliveira.

 

Coordenação Técnica: Maria de Fátima Luna (Assistente Social) e Anelise Rodrigues (Fonoaudióloga).

 

Maiores informações: servsocial2@ibcm.org.br

Design by Pimenta do Reino • Developed by ThreeContent