IBCM nomeia encarregada para lidar com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Encarregada da LGPD, Natiele Corrêa Cortez, expõe o alcance da legislação.

 

Charles Soveral
Jornalista – MTb 5.736

Desde o dia 1º de Julho, o Plano de Saúde IBCM conta com uma pessoa dedicada a tratar da Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Trata-se de Natiele Corrêa Cortez que passa a trabalhar como encarregada ou seja como a profissional que faz intermediação entre os beneficiários/associados do plano de saúde , a IBCM e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Em sintonia com que ocorre nos países desenvolvidos como os Estados Unidos da América e países europeus o Brasil promulgou em 14 de agosto de 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta legislação, já em seu primeiro artigo, informa que se refere ao “tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento de personalidade da pessoa natural”.

Com o propósito de se adequar às obrigações legais, em novembro de 2019, o diretor-presidente da IBCM, Daniel Lopes dos Santos, nomeou uma comissão multidisciplinar determinada a preparar o Plano de Saúde IBCM para a aplicação da nova legislação. O primeiro passo foi dado com uma palestra do advogado e consultor, especialista no tema, Dr. Djeison Falavigna. A partir daí o grupo de trabalho da comissão passou a realizar o mapeamento dos dados e a propor soluções que aos poucos foram ajustadas e colocadas em prática.

A nomeação da encarregada pela diretoria executiva da IBCM, no último dia 1º de julho, foi mais uma etapa do processo iniciado em 2019. A apresentação de Natiele Corrêa Cortez ocorreu em uma reunião em formato híbrido (presencial e remota). O encontro foi conduzido pelo diretor-presidente Daniel Lopes dos Santos que apresentou a encarregada oficialmente para todos os gerentes, assessores, chefes de clínicas e chefes de setores da Instituição e analistas de DHO.

No evento, tanto a recém nomeada quanto o advogado Djeison Falavigna, da Consultoria Falavigna, reforçaram a importância do trabalho até então realizado e destacaram a necessidade de engajamento de todos os colaboradores para que a IBCM possa cumprir fielmente as obrigações legais. Esta orientação contou ainda com a fala de reforço a este objetivo manifestada pelo diretor-presidente, pelo diretor-vicepresidente, Alceu Bosi, bem como pelos gerentes financeiro, Luciano Batista, e administrativo Thiago Falkenbach.

“Não se trata apenas de cumprir a legislação com rigor, mas demonstrar aos nossos beneficiários o respeito que temos por eles e o quanto cada um deles é importante para nós”, reafirmou Natiele.

Ao destacar que a LGPD é uma importante ferramenta para todas as empresas e instituições que trabalham com o público, o diretor-presidente concluiu que o Plano de Saúde IBCM está preparado para lidar com o tema. “Estamos preparados para enfrentar este desafio de garantir a segurança de dados de todos os nossos beneficiários”, concluiu Daniel Lopes dos Santos.

 

Por IBCM em 13/07/2021 às 15:52.

Design by Pimenta do Reino • Developed by Cadu Van Marketing Digital