Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018

IV Seminário de Terapias Integradas debate interdisciplinaridade

Quando pessoas de diversas área do conhecimento no campo da Saúde se reúnem para trocar experiências e mostrar que o tratamento de um pode ser complementar ao tratamento de um pode ser complementar ao tratamento do outro temos um resultado mais positivo na melhora dos pacientes. Esta é a principal constatação do IV Seminário de Terapias Integradas promovido pela IBCM entre os dias 29 e 30 de agosto passado.

 

O evento destinado aos profissionais e estudantes de Saúde colocou nesta troca de conhecimento, a interdisciplinaridade, o ponto chave para o resgate da cura e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

 

Informações atualizada sobre novas técnicas e recursos em saúde foram constatados nas palestras e apresentações que abordam resultados e experiências de programas em andamento na Clínica da IBCM como do Grupo Terapêutico para mulheres com mais de 55 anos que contou com o depoimento de duas pacientes, relatando a melhora em suas vidas que reduziram em muito os efeitos da depressão.

 

O atendimento educacional especializado para equipe multidisciplinar contou com a apresentação do consultor educacional e psicopedagogo, Alberto Moura, que contribuiu explicando a importância da capacitação dos profissionais que atuam com pacientes que apresentam deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, transtornos diversos e até altas habilidades. Ele também aproveitou para falar da legislação.

 

Programa de grande atenção da IBCM, Vivenciando o Autismo, recebeu informações e novidades do médico residente em Neuropediatria, João Ricardo Hass Massena, que, convidado pela coordenação do programa, atualizou informações sobre novos tratamentos disponíveis bem como a importância do trabalho multidisciplinar nestes casos.

 

Foi apresentado por sua equipe de coordenação o novo programa Obesidade que será lançado em breve, e, no programa Envivecer Melhor Idade, se ouviu os relatos do alcance social do projeto e quanto estas terapias estão avançando e ajudando aos beneficiários da IBCM que dele participam.

 

Na busca de um equilíbrio que torne mais clara a relação das pessoas com o seu “eu” interior e com seus questionamentos internos, a psicanalista Vera Hartmann proferiu a palestra “De onde viemos para onde vamos”.

 

Um dos momentos lúdicos do evento foi promovido pela Beneficiária, Luciana Coronel que pôs todo mundo para dançar e ainda abordou o tema novas realidades e o contato real com as pessoas. Luciana procurou despertar nos participantes o interesse pelas trocas e conhecimento, pela humanização dos relacionamentos e os concretos benefícios disto para todos.

 

O evento foi aberto e com inscrições gratuitas e além de ter contado com a presença de estudantes de diversas áreas terapêuticas.

Design by Pimenta do Reino • Developed by ThreeContent