Terça-Feira, 18 de Junho de 2019

Programa VIVA+ tem foco na alimentação durante o trabalho

3º encontro do grupo VIVA+

Participantes do programa de emagrecimento e qualidade de vida se reuniram na sexta (31/05). Alimentação/jornada de trabalho foi tema abordado. A Nutricionista Sandra Santana falou sobre organização alimentar. Os encontros começaram em março. Três meses depois, balança surpreende. Alguns participantes apontam ligeira melhora na saúde. Paciente conta que reduziu uso de medicação para gastrite. Fique ligado para as inscrições do próximo grupo VIVA +.

 

Segundo a nutri, estar fora de casa o dia inteiro exige que a pessoa tenha a seu favor um “arsenal alimentar”. Ter porções adequadas e alimentos nutritivos a mão é o melhor caminho. De acordo com Sandra, sair de casa devidamente organizado facilita para uma alimentação correta e ajuda a respeitar horários. Após a palestra a nutri propôs uma tarefa. Em duplas, os participantes acompanharão e terão que avaliar a alimentação um do outro durante um mês.

 

Durante a palestra Sandra traz diversos tipos de trabalhos e as dificuldades com alimentação. Segundo a nutricionista cada modelo de trabalho exige um cuidado diferente. Se a parte física é mais solicitada, haverá um gasto energético maior, logo, será necessária uma dieta mais calórica, equilibrada e saudável. Se a mente é exigida, a alimentação deve ser pensada para ajudar no raciocínio.

 

Como parte da triagem de junho os participantes vão realizar exames de sangue. Um importante instrumento de avaliação dos pacientes. Dessa forma o programa pode acompanhar a evolução clínica, além da perda de peso de cada um. Assim, é possível verificar a eficácia do tratamento, elaborar planos alimentares individualizados e apontar ajustes necessários.

 

VIVA +

 

O programa busca promover qualidade de vida por meio da educação nutricional. Mais do que ensinar dietas, a proposta é que participantes aprendem como os alimentos funcionam dentro do organismo. Tudo isso é feito em grupo de pacientes que buscam melhorar hábitos alimentares e sua saúde. Encontros presenciais uma vez por mês. Além disso, tem o grupo no Whatsapp.

 

Coordenação Geral:Eduardo Nascimento de Oliveira

 

Coordenação Técnica: Sandra Santana (Nutricionista), Kathucia Fão Semeler (Assistente Social) Analice Cattani (Clínica Geral).

 

Maiores informações: programavivamais@ibcm.org.br

Design by Pimenta do Reino • Developed by ThreeContent