Domingo, 23 de Setembro de 2018

Vivenciando o Autismo: Criança que se comunica tende a ser mais comportada

“O maior reforçador do comportamento de uma criança são seus pais”, afirma Carla Cristiny Rocho. A Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga, que tem como um de seus métodos a Psicoeducação dos pais, foi a convidada do encontro do Programa Vivenciando o Autismo de agosto, na IBCM. O comportamento, manejos e reforço foram os assuntos abordados.

 

Para Carla Rocho, pais precisam de treinamento. “É fundamental compreenderem a origem de um comportamento”, acrescenta. Por isso, a psicóloga reforça que é preciso conhecer a criança, observá-la e evitar minar comportamentos socialmente aceitos e engessá-la. “Em muitos casos, o cansaço, a fome e a frustração podem dar origem a uma conduta indesejada. “O ambiente natural é o melhor local para trabalhar o comportamento das crianças”, afirmou Carla Rocho. O reforçador social e a punição são apontados pela palestrante como ferramentas para trabalhar comportamentos. “Enquanto um reforçador pode apontar para a criança que aquela conduta foi positiva, a punição inibe uma postura inadequada” reforçou.

 

“Tente encontrar uma causa para o comportamento que seu filho está tendo” aconselha Carla. “Só inicie uma demanda se estiver preparado e quando iniciar uma tarefa leve-a até o fim”, acrescentou. “Ao reforçar um comportamento adequado, os pais devem ser dramáticos, divertidos e exagerados. Evite usar comida como ferramenta, a menos que seja o melhor método para seu filho, sempre com apoio de um profissional”, orientou.

 

De acordo com Carla Rocho, uma criança não responsiva, terá maiores chances de ter problemas de comportamento. “Por isso a importância de crianças não verbais serem tratadas pela fonoaudiologia”. Encerrando sua participação a convidada deu dicas de manejos de como trabalhar alguns comportamentos trazidos pelos participantes.

 

O Programa Vivenciando o Autismo é coordenado por Eduardo Nascimento de Oliveira, pela Assistente Social, Fátima Luna e a Fonoaudióloga, Anelise Rodrigues. O objetivo é trazer métodos e informações que auxiliem aos pais a estimularem o desenvolvimento de seus filhos. Maiores informações: servsocial2@ibcm.org.br

Design by Pimenta do Reino • Developed by ThreeContent