Vivenciando o Autismo: Encerrando 2020 o programa propõe mensagens de reflexão aos pais e cuidadores


 

     Cuidamos bem do outro quando cuidamos bem de nós mesmos. A vida acontece a partir da lente que escolhemos usar. Estas são as grandes mensagens que o programa Vivenciando o Autismo deseja compartilhar neste último mês do ano. Reunimos lições já transmitidas em nossos encontros presenciais, voltadas aos pais, para reflexão.

     A pandemia nos levou a suspender, por tempo indeterminado, as atividades presenciais do programa. Porém, a Coordenação decidiu continuar trazendo conteúdos de forma virtual.

 

Frases de reflexão para os pais:

     “Quando conseguimos olhar para as nossas necessidades, nos tornamos melhores, portanto, um pai que não cuida de si, não cuidará bem do seu filho”. Flávia Ferreira da Rosa, Psicóloga.

 

     “Tenham um tempo para si. Ao colocar-se em primeiro lugar, tu será uma pessoa melhor, tu será um pai melhor e uma mãe melhor”, Joseane Bertoldi, Psicóloga.

 

     “Na vida as crenças ou lentes definem a maneira como vivemos. Dessa forma, quando trocamos a lente que nos comanda, mudamos nosso mundo”, Débora Lemes, Neuropsicopedagoga.

 

     “Um pai será capaz de cuidar de um filho quando for capaz de cuidar de si. Se eu não fizer isso, não terei condições de cuidar bem do outro”, Flávia Ferreira, Psicóloga.

 

     “Entender que os pais não terão o controle absoluto de tudo. Devemos orientá-los, apoiá-los, humanizá-los e assim torná-los seres mais saudáveis e capazes de se relacionarem com outras pessoas”, Joseane Bertoldi.

 

     “Quando mudamos a forma como encaramos a vida, mudamos nossa
realidade e a de quem está ao nosso redor”
, Débora Lemes, Neuropsicopedagoga.

 

     Que com essas reflexões, o programa possa auxiliá-los na busca pelo autocuidado. Porque quando cuidamos da gente, cuidamos melhor do outro. O programa fará uma pausa em janeiro e fevereiro.

 

VIVENCIANDO O AUTISMO:

O Programa visa proporcionar o compartilhamento de experiências entre pais e/ou cuidadores para que aprendam com diversos profissionais e possam assim ajudar no desenvolvimento dessas crianças.

 

Coordenação Geral: Eduardo Nascimento de Oliveira.

Coordenação Técnica: Maria de Fátima Luna (Assistente Social); Graziele Dreyer Berssane Palma (Psicóloga) e José Luiz Barbieux (Médico Diretor Técnico).

Maiores informações: servsocial2@ibcm.org.br ou (51) 3230.5512 (de segunda à sexta, das 8hs ao meio dia).

 

Por IBCM em 31/12/2020 às 11:10.

Design by Pimenta do Reino • Developed by ThreeContent